Volta às aulas e Adaptação escolar

Vamos voltar? É hora de reorganizar a rotina em casa e na escola é hora de preparar um ambiente bem acolhedor e iniciar com as energias renovadas, pois todo recomeço é uma oportunidade de ser e fazer melhor.

Voltar ao ambiente escolar ou iniciar-se na vida escolar implica por parte da família em uma reorganização na rotina da criança ou jovem. Porém, é também um momento dos pais ou responsáveis refletirem:

Você realmente conhece o projeto pedagógico desenvolvido na instituição de ensino escolhida para o seu filho?

Você já procurou estudar sobre o método de ensino trabalhado?

Essa instituição transmite ou se aproxima dos valores que você acredita e quer que seu filho aprenda?

Essas perguntas são importantes, pois a escolha desse ambiente escolar precisa ser feita com segurança, e se os pais se sentem seguros seus filhos também se sentirão. Passar segurança as crianças e jovens é um fator essencial para o processo de adaptação escolar. Sabemos que principalmente para os pais ou responsáveis pelas crianças da Educação Infantil esse processo de adaptação é difícil, pois pode acontecer o choro. Entretanto, esse choro, por mais desagradável que seja representa o “nascimento para a vida social”. E, senhores pais, a melhor maneira de auxiliar os seus filhos nesse processo de adaptação escolar ou volta às aulas é passando segurança e organizando a rotina. Se os senhores escolheram uma boa instituição de ensino, confiem na escolha que fizeram e transmitam isso aos seus filhos. Procurem tirar suas dúvidas e sejam parceiros da escola, acompanhem a vida escolar dos seus filhos, isso é fundamental para bom desenvolvimento deles.

Aqui no Colégio Santa Ângela, toda a equipe está e sempre estará pronta para esclarecer suas dúvidas e acolher o seu mais valioso bem, os seus filhos.