Projeto Lancheira Saudável – Educação Infantil e Primeiro ano do Ens. Fund. 1

“Família e escola, juntos escreveremos um futuro melhor!”

O projeto é uma parceria entre família e escola, no qual a nutricionista Josy Cabral partilhará os seus conhecimentos como mãe e nutricionista para o preparo de um lanche saudável. Vamos para as dicas…

Grupos alimentares que é importante que estejam presentes na lancheira do seu filho…

Grupo dos carboidratos: para dar energia;

Grupo das proteínas: alimentos construtores;

Grupos das vitaminas e fibras: vai equilibrar a absorção dos nutrientes.

O que colocar na lancheira referente ao grupo dos carboidratos?

Bolos caseiros, pães integrais, tortas caseiras, cookies e muffins caseiros, batata doce, mandioca, inhame (em forma de chips), tapioca, panquecas, pipoca caseira, milho cozido, cereais e grãos nutritivos (aveia, chia quinoa em flocos, amaranto).

O que colocar na lancheira referente ao grupo das proteínas?

Derivados de leite (iogurte, queijo, kéfir), tofu, frango, carnes desfiada ou moída, ovo, ovinhos de codorna, atum desfiado.

O que colocar na lancheira referente ao grupo das vitaminas e fibras?

Fruta, vegetais, salada de frutas, suco de frutas naturais, geleia de frutas caseira.

Vamos para uma dica de receita de lanche saudável?…

Bolo saudável de maracujá

3 ovos

1 xícara de chá de suco de maracujá (bata a polpa do maracujá no liquidificador e se desejar coe para retirar as sementes)

1/2 xícara de chá de óleo

4 colheres de sopa de açúcar mascavo

1 xícara de chá de farinha de arroz

1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Bata os ingredientes líquidos no liquidificador. Misture com farinha e o fermento em pó. Coloque em uma fôrma untada e enfarinhada. Coloque para assar em forno pré aquecido por 30 minutos.

Sugestão de bebida: um leite com chocolate ou leite batido com uma fruta.

E, aí está uma sugestão gostosa e saudável de lanche…

por Josy Cabral

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