Projeto Educacional

PlayPause
Shadow
Slider

Santa Ângela nos inspira um PROJETO EDUCATIVO, fundamentado nas relações do amor e liberdade, num clima de alegria, esperança, unidade e paz, para um mundo sempre novo, mais fraterno e justo.

Em Santa Ângela descobrimos os princípios pedagógicos e, em seus pensamentos, percebemos valores, objetivos educacionais e éticos. Eles nos ajudam na formação de personalidades capazes de transformar a sociedade e criar uma cultura de paz.

A luz desses princípios e dos desafios da realidade presente nas novas gerações, a educação ursulina orienta sua ação educativa a:

• Educar os alunos na fé e nos valores cristãos, na vivência do Evangelho e no testemunho pessoal de Jesus Cristo, tornando os mais convictos, sóbrios, solidários e missionários.
  • Incentivar a responsabilidade social que se expressa no compromisso de servir, a partir de atividades sociais contextualizadas, optando sempre a favor da vida de todo ser humano, sobretudo dos mais necessitados.
  • Desenvolver a consciência cidadã e o exercício dos direitos e deveres cívicos para uma participação ativa na sociedade.
  • Preparar os alunos para identificar, prevenir, enfrentar e superar situações de perigo em sua vida, sua saúde e sua integridade.
  • Educar despertando o espírito crítico, o discernimento, a autonomia, o diálogo e a capacidade de pronunciar-se frente as diferentes situações.
  • Desenvolver o autocontrole e a disciplina interior e exterior, como caminho para o crescimento pessoal e a inserção no grupo social a que pertence.
  • Desenvolver a capacidade de observação, o espírito de investigação, o raciocino criativo e lógico e a capacidade de expressão oral e escrita, estimulando a elaboração de opiniões pessoais.
  • Incentivar o espírito empreendedor e a atitude de permanente superação pessoal e de contribuição ao progresso dos demais.
  • Despertar o interesse e a responsabilidade pelo cuidado e conservação do meio ambiente e dos recursos da natureza.
  • Estimular o interesse de descoberta, de comunicação com outras culturas, por meio da aprendizagem de outras línguas, para melhor viver neste mundo GLOBALIZADO.