Médodo Montessori

Maria Montessori, através de suas pesquisas sobre a criança, estruturou o seu método educacional, fundamentando-o também com os trabalhos de grandes pesquisadores de sua época.


Este sistema revolucionário de ensino, que ficou conhecido mundialmente como Método Montessori, deu à criança a oportunidade de autoconstruir-se.

Maria Montessori (1870 – 1952) nasceu em Chiaravalle, Itália. Foi a primeira mulher a alcançar o título de médica, na Itália. Especializou-se em Psiquiatria, dedicando-se posteriormente à Educação e à Antropologia.

Foi cientista, matemática e ativista feminina, também iniciou uma revolução na educação, modificando a visão que se tinha da criança em sua época.
 

Por sua brilhante atuação na área educacional, Maria Montessori foi, por duas vezes, indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

O Sistema Montessori de Ensino só se faz com a união de sua filosofia e técnicas, com base em um forte tripé: criança, ambiente e guia.

Criança: na educação montessoriana a criança é o ponto principal de observação e estudo, pois possui uma grande missão, a de construir o homem.

Ambiente: o ambiente montessoriano é sistematicamente preparado com o objetivo de auxiliar a criança em sua grande missão.

É um espaço que trabalha a livre escolha, onde os materiais ajudam a desenvolver a disciplina, a concentração e a aprendizagem por meio das áreas de conhecimento presentes em sala de aula.
 

Guia: O adulto é convidado a ser um guia, que incentiva, compreende e retira os obstáculos que impedem o desenvolvimento saudável das crianças.
 

As salas de aula do Colégio Santa Ângela têm duas guias montessorianas (professoras especializadas no Método Montessori).

Tudo isso com o objetivo de oferecer um ambiente preparado para auxiliar o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.

“A personalidade humana se forma por experiências contínuas.
Cabe a nós recriarmos para as crianças, os adolescentes e os jovens um ambiente, um mundo que permita essas experiências.”                                                                                                                       Maria Montessori

O logo acima foi a melhor opção, definida pela equipe pedagógica, para representar o trabalho montessoriano que realizamos.

O pássaro vermelho, feito com figuras geométricas, além de simbolizar a vivacidade que toda criança possui, representa também a liberdade que lhe é realmente essencial, a de autoconstruir-se.

É por meio dos sentidos que o conhecimento chega a nossa mente e, assim sendo, as crianças precisam de um ambiente apropriado para que possam explorar, observar e agir sobre o meio, com liberdade, isso é respeitar o desenvolvimento das crianças.
 

A frase “Montessori, uma Educação para a Vida”, denota que a educação é ajuda e proteção para a vida e só estará realmente a serviço da vida quando respeitar as etapas do desenvolvimento das crianças.
 

Implícito nos ideais da educação destaca-se o pensamento de duas grandes mulheres; Santa Ângela e Maria Montessori; uma acredita que não existe educação sem amor e a outra conduziu a sua vida para provar que a criança possui imensas aptidões e capacidades inimagináveis.

Tanto uma quanto a outra, respectivamente, descobriram que a paz é construída quando se oferece meios eficientes para o desenvolvimento saudável da criança, que é a construtora da futura civilização.

Classes

No período vespertino, das 13h às 17h 30min, temos a Sala Insieme, um espaço com idades mistas, considerado por Maria Montessori como o verdadeiro ensino, no qual crianças de três, quatro e cinco anos, convivem em harmonia em um ambiente de aprendizagem cooperativo que privilegia sua interação social e também temos as salas de aula com ambiente montessoriano, que são divididas por idades:



Infantil 1: crianças com três anos.

Infantil 2: crianças com quatro anos.

Infantil 3: crianças com cinco anos.

1º ano do Ensino Fundamental 1: crianças com seis anos.
 

“Não é verdade que eu inventei o Método Montessori.
 Eu apenas estudei a criança, aproveitei tudo o que ela
me ensinou e expressei estes conhecimentos.
Isto é o que chamam de Método Montessori.”

                                                         Maria  Montessori


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