Incentivo à leitura

Ler é desvendar os mistérios do mundo, é melhorar sua própria vida, por meio do conhecimento é conhecer o universo da escrita e ampliar o seu vocabulário. A possibilidade de convívio com os livros deve extrapolar as paredes da sala de aula e o desenvolvimento sistemático da sua escolarização. A criança, quando ouve uma história, tem informação, tem lazer, imagina situações, tem oportunidade de desenvolver sua capacidade criadora, porque as histórias permitem o uso da fantasia, da imaginação, e na infância os livros são primordiais. Por isso, da Sala dei Bambini ao 1º ano do Ensino Fundamental 1, além de levarem as crianças no espaço da biblioteca, as professoras realizam com as crianças o Projeto de Leitura que consiste no fato das crianças levarem para a casa uma maleta com alguns livros e em família a criança desfrutará dos encantos das histórias, oportunidade de cultivar um momento em família e de aguçar a imaginação dos nossos pequenos e futuros leitores. A partir do 2º ano do Ensino Fundamental 1 até o 3º ano do Ensino Médio, as crianças e jovens passam a frequentar o espaço da biblioteca da escola com o objetivo de emprestarem livros e realizarem suas pesquisas para trabalhos escolares. A leitura é um modo de participar, observar e criticar aquilo que lhe é imposto como útil ou necessário. O momento da leitura é lazer, divertimento, mas também oportuniza a criança, o jovem a desenvolver o sentido ético, estético e de formação. Pois por meio da leitura é possível projetar o seu próprio mundo e, ao representá-lo encontra-se maneiras diversas de se expressar o que se sente. A leitura não pode limitar-se a uma única expressão, mas diversificar as múltiplas linguagens.