No dia 8 de junho celebramos o Dia Mundial dos Oceanos para lembrar a todos o grande papel que os oceanos desempenham em nossas vidas, eles são os pulmões do nosso planeta, pois geram a maior parte do oxigênio que respiramos. Esse dia também serve para conscientizar sobre as consequências que as atividades humanas tem sobre os oceanos e para lançar um movimento global de cidadãos em favor dos oceanos. Este dia quer mobilizar e unir a população mundial em torno do objetivo do manejo sustentável dos oceanos, que são uma fonte importante de alimentos e medicamentos e uma parte essencial da biosfera. Em resumo, esta celebração é uma boa razão para celebrarmos juntos a beleza, a riqueza e o potencial dos oceanos.

Neste ano, a presidente da Assembléia Geral, Maria Fernanda Espinosa, lançou uma campanha mundial, “Play It Out”, para eliminar a poluição por plásticos. Décadas de uso excessivo e aumento do consumo de plásticos descartáveis ​​levaram a uma catástrofe ambiental global. Atualmente, 13.000.000 toneladas de plástico penetram no oceano a cada ano, causando, entre outros danos, a morte de 100.000 espécies marinhas a cada ano. Embora a maioria dos plásticos deva permanecer intacta por décadas ou séculos após seu uso, aqueles que despovoam acabam se tornando microplásticos, e peixes e outros animais marinhos acabam consumindo-os; indo assim para a cadeia alimentar global.

Todos nós devemos nos esforçar para acabar com o uso de plástico, evitando canudinhos de plástico ou sacolas plásticas, e #Termine com Contaminação Plástica.

E como apresentar um tema tão importante e sério como esse para as crianças? Que tal com uma história?

No dia 5 de junho as crianças assistiram a encenação da história do Heduko, que foi criado para ajudar na conscientização das crianças sobre a importância de cuidar bem do meio ambiente. Heduko é uma sacola plástica que foi parar no fundo do mar sua mensagem para as crianças é para que cuidem do meio ambiente e que aprendam a ideia de reciclagem.

A história do Heduko foi encenada com muito carinho pelas educadoras Valeska, Ana Elisa e Sara.

Vamos cuidar bem da nossa casa que é o Planeta Terra!

Deixe o seu comentario

× Como posso ajudar?
%d bloggers like this: