Família+escola = a construção de bons resultados!

“O período mais importante na vida não é o da universidade, mas sim o primeiro de todos; desde o nascimento até os seis anos de idade.”

Maria Montessori

Na matemática das problematizações da formação do homem, para que família e escola atinjam bons resultados é fundamental que ambas assumam a sua parcela de responsabilidade para o resultado positivo dessa soma de forças.

Atualmente a escola emerge como uma instituição primordial para a constituição do indivíduo e para ele próprio, da mesma forma como emerge para a evolução da sociedade e da própria humanidade. Dentro de uma sociedade em constante transformação a escola, espaço de desenvolvimento e aprendizagem (o que envolve todas as experiências), se reapresenta como a reelaboradora dos conhecimentos socialmente produzidos. O ambiente escolar é fundamental na formação de qualquer indivíduo, pois esse espaço é a reprodução de uma pequena parcela da vida em sociedade (além do desenvolvimento cognitivo é nesse ambiente que a criança aprenderá a resolver conflitos, construíra suas relações sociais e se reconhecerá como indivíduo em formação).

Porém, esse espaço não é mágico, a construção e formação de um indivíduo se faz principalmente com a participação da família, paraÁlvaro Bilbao (neuropsicólogo e autor do livro “O cérebro da criança explicado aos pais”), longe da escola e mais longe ainda das atividades extraclasses, durante os primeiros anos de vida os pais e irmãos são os que mais influenciam no desenvolvimento infantil. Os valores, as normas, a perspicácia , a memória e a capacidade para afrontar os problemas se transmitem por meio da linguagem, dos jogos, dos gestos grandes e pequenos, e em todos os detalhes- pequenos em aparência – que configuram a educação. Nesse sentido, para o neuropsicólogo Álvaro Bilbao, ser pai ou mãe é ter a oportunidade de ser a sua melhor versão de si, o que não implica que deva ser perfeito. É importante que o seu filho o veja sorrir, chorar, ficar zangado, pedir perdão, errar e acertar, tente explorar o seu repertório de como ser humano ao seu favor… Exemplo: quando se sentir triste, demonstre que é bom expressar suas emoções e também a pedir ajuda quando precisar. Saiba que teu filho vai te ver como modelo de como ser humano. Então, demonstre como atua a sua melhor versão.

Enfim, não importa qual o período de construção humana seu filho ou você se encontram, o essencial é saber que todo pai, mãe e educadores possuem a responsabilidade de educar pelo exemplo e que esse fato pode e deve ser usado em beneficio próprio, como oportunidade de auto reconstrução.

Que família e escola saibam somar forças, pois, afinal, ambas possuem o mesmo objetivo que é auxiliar para atingir bons resultados no processo de desenvolvimento da criança e do jovem.

E, a Equipe Santa Ângela se preocupa e cuida para manter essa parceria entre escola e família. Durante esse ano já realizamos algumas reuniões pedagógicas entre pais ou responsáveis…

Reuniões Pedagógicas:

1º de fevereiro: Reunião com Pais ou Responsáveis pelos alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental 1;

14 de março: Reunião com os Pais ou Responsáveis pelos alunos do Ensino Fundamental 2;

26 de março: Reunião com os Pais ou Responsáveis pelos alunos do Ensino Fundamental 1;

26 de março: Reunião com os Pais ou Responsáveis pelos alunos das turmas do Infantil 1 e Infantil 2;

27 de março: Reunião com os Pais ou Responsáveis pelos alunos das turmas do Infantil 3 e 1º ano do Ensino Fundamental 1;

28 de março: Reunião com os Pais ou Responsáveis pelos alunos das turmas das salas Dei Bambini e Insieme;

E, já aproveitamos a oportunidade para informarmos que a equipe pedagógica está sempre a disposição para atender aos pais ou responsáveis, esclarecermos dúvidas ou simplesmente para conversarmos sobre o desenvolvimento escolar de nossos educandos. Sendo, você pai ou responsável que já faz parte da Equipe Santa Ângela, pois seu filho estuda em nossa instituição, sempre que quiser tirar suas dúvidas sobre o desenvolvimento escolar do seu filho agende uma conversa por meio da agenda escolar ou entre em contato por meio dos nossos telefones. Já você que ainda não conhece o nosso trabalho, agende uma conversa e venha conhecer o projeto pedagógico de uma equipe que trabalha a mais de 75 anos para a construção de uma sociedade voltada para a paz.

Entre em contato com a Equipe Santa Ângela:

(35) 3651-1069 ou pelo whatsapp: (35)9971-1069

Família e escola, juntos escreveremos um futuro melhor!