Educação Montessori no CSA – Colégio Santa Ângela

“Apesar de todos os estudos o Homem é hoje tão desconhecido como foi no amanhecer da civilização… Se alguma luz existe que possa iluminar-nos em este profundo mistério como uma revelação, deve partir necessariamente da Criança, ela é a única que com a sua simplicidade primordial pode mostrar-nos as íntimas diretrizes que segue a alma humana em desenvolvimento.” (Maria Montessori)

A Educação Mericiana presente em nosso colégio busca vivenciar os ideais de sua fundadora Santa Ângela Mérici, baseando-se no respeito ao desenvolvimento humano como algo transformador. Uma das orientações deixadas por Santa Ângela aos educadores, pais ou responsáveis é… “Ofereçam Asas e Raízes às gerações futuras.” Dentro da educação montessoriana relacionaria essa frase com a palavra liberdade… As asas, ou melhor, a liberdade dentro da educação infantil, é a condição mais favorável ao desenvolvimento tanto fisiológico quanto psíquico. Porém, é papel do adulto ser um observador e estudioso da infância, para assim, oferecer as raízes (a segurança) de um ambiente preparado e condições adequadas que libertem as crianças dos obstáculos que impedem o seu desenvolvimento natural… Talvez assim, as crianças nos revelem suas qualidades e necessidades interiores.

A palavra evoluir possui vários significados, porém, um me encanta… Que é florescer, afinal para uma planta crescer e florescer a sua semente necessita de cuidados e de todos os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento. A Educação Montessoriana em nosso colégio é como uma semente que ao longo dos anos vem se desenvolvendo e fortificando, o nosso principal objetivo é que ela floresça, pois temos os mesmos ideais de educação trabalhados por Maria Montessori… Acreditamos em uma educação para vida, uma educação que respeita as etapas do desenvolvimento humano, acreditamos em uma educação para a paz.

Trabalhar com uma Educação Montessoriana é ter a possibilidade de viabilizar fundamentos de pesquisa para uma formação permanente dos educadores e educandos, é colaborar para a construção de uma sociedade mais humana, capaz de vivenciar o respeito a si, ao outro e ao ambiente.

Os três pilares que sustentam a Educação Montessoriana são: o ambiente, a guia (o adulto) e a criança; os três estão interligados entre si, mas detenho-me no ambiente. No ambiente preparado, tendo o adulto como guia (mediador) as crianças possuem a liberdade de explorar as áreas de aprendizagem dispostas em sala de aula e assim terem a oportunidade de potencializar o seu cérebro em desenvolvimento.

A infância é um período onde o cérebro se desenvolve em grande velocidade, onde as impressões e experiências da vida são o terreno para desenvolver o conhecimento e as emoções mais tarde. Ter um ambiente cientificamente preparado é proporcionar o aprimoramento dos sentidos, que para Maria Montessori são os portões de entrada para o conhecimento.

Em um ambiente montessoriano a criança é ajudada a avançar no caminho da independência. A criança trás em si uma vivacidade, porém, por excesso de cuidados… Não nos damos conta que a criança é capaz de agir por si, mas, não o faz, pois não sabe como fazer, o adulto deve ajudá-la na conquista de atos úteis. Ensinar uma criança a vestir-se, lavar-se, comer é um trabalho muito mais longo e difícil, que requer muito mais carinho e paciência do que alimentá-la, vesti-la e lavá-la. Não devemos subestimar a capacidade das crianças, a criança não foi feita para a inação, o movimento é muito importante para o seu desenvolvimento. No ambiente montessoriano a criança sempre se movimenta… Quando nos movimentamos estimulamos uma região do cérebro denominada de córtex pré-frontal responsável pelas funções executivas, habilidades cognitivas que envolvem funções como: planejamento, organização, foco, memória de trabalho… e criamos novos neurotransmissores e uma proteína que mantém as células cerebrais fortes e jovens. Ou seja, quem se movimenta esta mais apto para aprender.

A Educação Montessoriana é atual e proporciona o desenvolvimento total do ser humano: mente, corpo e espírito. Maria Montessori, em sua época teve a ousadia de olhar para a criança e enxergar nela a oportunidade de tocar no futuro e modificá-lo.  Seja como educador, pai, mãe, tio, tia… enfim, se você acredita na construção de uma sociedade melhor… tenha como Maria Montessori a ousadia de acreditar no ser humano, de acreditar em uma educação mais humanizada… Como educadora em uma escola mericiana sigo acreditando na educação, buscando aprender com a Educação Montessoriana para aperfeiçoar o meu trabalho, como diria Santa Ângela Mérici…  perseverando  fiel e alegremente na obra empreendida. Pois, a vida é um processo de aprendizado e evolução… A vida sempre floresce…

Sara Silva


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