Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental 1


Ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesmo.”

Maria Montessori

Segundo Maria Montessori, a infância é o período mais importante da vida do adulto, pois é o período construtor.

A criança representa o ponto mais delicado e vital, a renovação, é nessa fase que a educação do homem é elaborada.

O desenvolvimento da mente infantil é como um despertar para a vida. Assim sendo, a criança precisa de um espaço preparado para que possa ter liberdade de pesquisar, descobrir, agir e servir.

A partir da Educação Infantil até o 1º ano do Ensino Fundamental 1, o Colégio Santa Ângela oferece para cada sala de aula, como um meio eficiente para o desenvolvimento cognitivo das crianças, um ambiente montessoriano, sistematicamente preparado e dividido em várias áreas de aprendizagem: Vida Prática, Sensorial, Linguagem, Matemática, Área Cultural (Ciências, História e Geografia), Artes, além do Ensino Religioso (“O Bom Pastor”).
 

O Sistema Montessori de Ensino, fundamentado em uma Educação para a Vida, ajuda as crianças a agirem por elas mesmas, dando-lhes a oportunidade de alcançar sua plena autonomia. Por meio dos materiais montessorianos, presentes em sala de aula, as crianças aprendem a realizar suas atividades sozinhas.

E, ao ver que conseguem realizá-las, alegram-se. Desde a mais tenra idade, as crianças devem ser estimuladas a realizarem algumas atividades sozinhas em casa, pois é desta ajuda que elas necessitam para se tornarem livres.
 

“A liberdade que devemos dar à criança é a liberdade de autoconstruir-se.”

Maria Montessori


× Como posso ajudar?