Quando iniciamos o projeto “Sustentabilidade: Temos uma casa em comum… vamos cuidar da Terra?”, a ideia principal sempre foi a ação, pois não adianta falarmos bonito se não agirmos bonito, a mudança somente vai acontecer com a nossa ação. Dentro, desse tema todos sem exceções são fundamentais para que uma mudança real aconteça e reconhecer e valorizar o trabalho de todos independentemente de qual seja já é um importante começo. Você sabia que a profissão de gari surgiu no tempo do Império, na cidade do Rio de Janeiro? Tudo começou quando um empresário chamado Aleixo Gary assinou contrato com o governo para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade.

De lá pra cá, os coletores de lixo trabalham todos os dias com seriedade e dedicação, apesar da profissão ser árdua e da jornada de trabalho ser sacrificante. Faça chuva, faça sol, lá estão os profissionais da limpeza recolhendo o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, varrendo ruas, praças e parques. Também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas. Todo esse trabalho é importante para o cuidado com o ambiente e para a saúde da população.

E, no dia 6 de junho as crianças da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental 1, prestaram uma singela homenagem com muita alegria e espontaneidade aos coletores de lixo da cidade de Paraisópolis – MG. Registramos aqui o nosso muito obrigada pelo trabalho de vocês!

Mas sabia que a gente pode facilitar a vida do gari e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente? Como? Simplesmente separando o nosso lixo de cada dia. Isso se chama coleta seletiva.  E, foi sobre esse assunto que as educadoras Valeska e Sara, caracterizadas de gari, trabalharam com as crianças do 2º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental 1. Além do tema da coleta seletiva as educadoras conversaram com as crianças sobre o não desperdício de alimentos. As crianças também participaram de uma dinâmica sobre a separação correta do lixo.

Se cada um fizer a sua parte conseguiremos diminuir os impactos negativos sobre o meio ambiente!

Deixe o seu comentario

× Como posso ajudar?
%d bloggers like this: