Crianças que não tomam água podem ingerir 100 kcal extras por dia

Crianças e adolescentes que não bebem água podem estar consumindo 100 calorias extra por dia, aponta um novo estudo, publicado no Journal of American Medical Association Pediatrics. Esses jovens consomem 93 calorias a mais com a ingestão de bebidas açucaradas do que as crianças que bebem água.

Especialistas alertam que isso pode aumentar o risco de as crianças apresentarem sobrepeso ou se tornarem obesas, porque 3.500 Kcal – 37 dias – é o suficiente para ganhar 1 kg de peso. No Brasil, índices de obesidade infantil já ultrapassam os 16%. Uma a cada três crianças está com sobrepeso.

Os autores do estudo recomendam que as crianças devam consumir água todos os dias, e que a primeira opção de bebida para as crianças deve ser a água. Porque, se elas não estão bebendo água, provavelmente vão substitui-la por outras bebidas, como bebidas açucaradas, que são menos saudáveis ​​e têm mais calorias

O estudo:
Os pesquisadores analisaram os hábitos de consumo de 8.400 crianças com idades entre dois e 19 anos e descobriram que uma em cada cinco crianças relatou que não bebia água.

O Departamento de Agricultura dos EUA recomenda que 10% das calorias diárias de uma pessoa provenham de açúcares adicionados. No entanto, no estudo, as crianças que não bebiam água tendiam a ultrapassar esse limite, consumindo bebidas açucaradas.

As bebidas açucaradas do estudo incluíam refrigerantes, sucos de frutas adoçadas, bebidas esportivas, bebidas energéticas e bebidas açucaradas de chá e café. Não incluíam sucos feitos com 100% de frutas, bebidas adoçadas com adoçantes sem calorias e bebidas adoçadas pelo consumidor, como o chá.

Fica o alerta da Nutricionista Josy Cabral: é de extrema importância que as crianças tenham acesso livre à água e sejam incentivadas a consumi-la.

Fonte: Revista Nutrição em Pauta.

Deixe o seu comentario

× Como posso ajudar?
%d bloggers like this: