Conhecendo o projeto “Jardim das Gostosuras” do Colégio Santa Ângela

O objetivo do projeto é trabalhar Educação Ambiental e Alimentação de forma lúdica, bastante envolvente e interessante para os alunos. Para que a criança queira provar algo novo ela precisa estar curiosa, envolvida e se sentir a vontade, por isso iniciamos nossas aulas trabalhando Os Sentidos, utilizando plantas aromáticas e perfumadas, bonitas e coloridas, secas e macias. As crianças, observam e manuseiam as plantas. Na horta os alunos participam da semeadura, rega, colheita e degustação. Assim acompanham todo o ciclo da planta e só após alguns meses, chega a hora de experimentar.

Ouvir o filho pequeno dizer “mamãe quero brócolis” é o sonho de toda mãe. Eu sou mãe e os meus filhos são as minhas maiores inspirações, também sou engenheira agrônoma com mestrado em meio ambiente, e a partir de uma dessas minhas inspirações, somado ao entusiasmo da Ir. Cecília Vieira, diretora do Colégio Santa Ângela, e da coordenadora pedagógica Sara Silva, em se trabalhar educação ambiental com as crianças, nasceu o projeto “Horta no Colégio Santa Ângela” no último bimestre de 2016. Os resultados foram muito positivos e em 2017 ampliamos as atividades para todas as turmas da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental 1 e esporadicamente também são realizadas atividades pontuais com os alunos do Ensino Fundamental 1.

Semear, plantar e estar em contato com a natureza faz com que as crianças descubram o poder de transformação da terra com as próprias mãos e estimula atitudes de cuidado e responsabilidade com o próprio corpo e o meio ambiente.

Na horta são utilizadas técnicas agroecológicas como; adubação verde, cobertura morta (palha), composto, consórcio e rotação de culturas. Isso é explicado para as crianças de forma simples, pois observar e participar da execução deste modelo de agricultura irá ajuda-los na formação de conceitos sobre a importância da conservação do meio ambiente.

A horta é um ótimo local para se trabalhar a interdisciplinaridade. Nela é possível praticar a matemática, ciências, saúde, responsabilidade, trabalho em equipe e muito mais.

Toda degustação é resultado de outras atividades que envolvam o aluno como; a visita na horta, a colheita e ou o preparo do alimento. Pode ser algo bem simples como colher, lavar e provar na horta, ervilhas tortas cruas, ou algo mais elaborado como colher cenouras, lavar e preparar um sorvete que só estará pronto no outro dia, isso cria expectativa e muita curiosidade.

As aulas de degustação são preparadas com muito cuidado e carinho para que os pequenos percebam o quanto pode ser prazeroso comer alimentos saudáveis. Todos ficam a vontade para provar apenas o que querem e quando os primeiros a provar começam a pedir mais, a maioria dos alunos mais relutantes resolvem arriscar. Nem sempre o sabor agrada a todos, mas o importante é que a criança sinta curiosidade e entusiasmo em provar novos sabores.

Para envolver os pais no projeto realizamos algumas feirinhas, e assim criamos um espaço de conversa entre pais e filhos em torno do tema alimentação. As atividades realizadas na horta podem inspirar as crianças a escolher alimentos saudáveis para o consumo.

Com esse projeto não queremos apenas que as crianças comam verduras, pretendemos sensibilizar os alunos às questões ambientais para que se tornem adultos conscientes de suas responsabilidades. Somos parte de uma natureza linda e rica e precisamos ter clareza de nosso papel no mundo.

Valeska Ribeiro Marques

Jardim das Gostosuras, o que você acha dessa ideia?
  • Importante, uma vez que envolve o contato com a natureza e a alimentação saudável. 0%, 0 votes
  • Pouco importante. 0%, 0 votes
  • Gostaria de saber mais sobre o projeto. 0%, 0 votes
Total Votes: 0
4 de maio de 2019
Somente usuários registrados podem votar. Entre para votar.