Coleta seletiva – Cada coisa no seu lugar…

No último dia 06 de maio iniciamos a primeira para do projeto “Sustentabilidade – Temos uma casa em comum… Vamos cuidar da Terra? “, essa primeira parte consiste em uma conscientização por parte de toda a Equipe Santa Ângela, pois se temos uma casa em comum é fundamental que cada um tome consciência da sua importância para a manutenção dessa tão grande casa que é o nosso Planeta Terra.

Mas, do que precisamos tomar consciência?

Que pequenas atitudes erradas do ser humano tem causado grandes estragos em nosso meio ambiente estragos que não terão volta se não mudarmos as nossas atitudes agora… Esta na hora de cada um de nós assumirmos a responsabilidade e com pequenas atitudes positivas mudarmos ou diminuirmos os impactos causados ao meio ambiente.

Ter uma atitude a favor do meio ambiente é ter uma atitude inteligente… Sabe por que?

Em um futuro bem próximo… Eu diria até em um presente bem atual, serão considerados países desenvolvidos e ricos aqueles que souberem o que fazer com o seu lixo. Atualmente a Suécia recicla e reutiliza 99% de seus resíduos, um percentual que somente cresce com o passar dos anos, pois em 2012 o percentual era de 96%. O país utiliza um sistema hierárquico de gestão dos resíduos a qual se concentra na prevenção, reutilização e como último recurso a eliminação em um aterro sanitário.

E, como eles conseguiram essa “revolução na reciclagem”?

Com duas ações: Trabalho coletivo e a educação dos seus habitantes.

Observem as imagens abaixo…


Essas imagens são imagens do pós carnaval … Então, a pergunta é… Aonde está o problema?

O Brasil é conhecido mundialmente por sua beleza e riquezas naturais… porém, estamos cuidando dessa riqueza verde que possuímos?

Se cada um fizer verdadeiramente a sua parte podemos construir uma realidade melhor e garantir um futuro próspero.

Como educadores iniciamos no dia 02 de abril um trabalho de investigação “Como andam as nossas lixeiras?” fizemos um trabalho de separação e pesagem do lixo e obtivemos o seguinte resultado…

A maior parte do lixo produzido na escola é reciclável, ou seja, um material que pode ser reutilizado. Observamos também um considerável desperdício de alimentos, fato que vamos tomar em consideração realizando uma campanha de conscientização com as nossas crianças e jovens.

Temos as informações e sabemos o que fazer, por isso, é hora de agirmos e começamos a nossa ação no dia 06/05/2019 com os funcionários da Equipe Santa Ângela, um grupo animado que apresentaram muita disposição em realizarem esse projeto… utilizando a pesquisa apresentada acima a engenheira agrônoma e responsável pelo projeto Jardim das Gostosuras, Valeska Ribeiro, realizou uma dinâmica com a equipe para que eles tomassem consciência da quantidade de lixo reciclável que a escola produz e para que eles ajudassem a equipe pedagógica na proposta de evitar o desperdiço de alimentos.

A equipe de funcionários, nos surpreendeu… e já estão fazendo a sua parte… Vejam as imagens abaixo…

No espírito Insieme (Juntos) conseguiremos fazer a nossa parte… E você… tem feito a sua parte? Todos somos muito importantes quando o tema é “Sustentabilidade – Temos uma casa em comum… Vamos cuidar da Terra?”

Deixe o seu comentario

× Como posso ajudar?
%d bloggers like this: