3º Encontro de Formação Humano-Cristã

No dia 24 de setembro e nos dias 01 e 07 de outubro, aconteceu o encontro de Formação Humano-Cristã do terceiro bimestre para o nono ano do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

Seguindo o projeto de encontros para esse ano, que no primeiro bimestre trouxe reflexão sobre a dimensão do cuidado do eu e no segundo bimestre trouxe o tema da dimensão do cuidado do outro, o terceiro bimestre teve como tema a dimensão do cuidado do nós. Inspirada pela espiritualidade de Santa Ângela Mérici, nossa fundadora, a equipe de Formação Humano-Cristã propôs como atividade prática ao longo do mês de setembro o Estágio Insieme, por meio do qual os alunos puderam vivenciar o “insieme” acompanhando, por grupos, as atividades dos funcionários, das professoras do Infantil e anos iniciais do Fundamental (1º a 5º ano), dos professores dos anos finais do Fundamental (6º a 8º ano) e de professores com atividades específicas (como a professora de Música do Fundamental, a professora de Ensino Religioso dos anos iniciais do Fundamenta etc.).

E na última semana de atividade, foi proposto que fizessem um ato de gratidão para o funcionário(a)/professor(a) que recebeu os alunos em estágio.

Como culminância, no dia do encontro de formação, os grupos socializaram o que desenvolveram de atividade e de gratidão, sendo um rico momento de partilha, risos por causa de experiências específicas, oração, música e vivência do espírito do Insieme.

Ao final do encontro, os alunos fizeram a atividade com a argila, que consiste, primeiramente sozinho(a), em fazer uma escultura com argila, depois juntar com seu grupo e criar outra escultura, por fim juntando-se grupos e grupos até formar um todo. A proposta final era fazer uma escultura de argila que representasse o “nós” ou o “insieme”.